Resenha: Um Dia; David Nicholls

Titulo: Um Dia
Série: -
Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
Classificação: (5/5)
Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.
Resenha:
 Como começar a falar do livro Um Dia sem me emocionar? Bem eu não sei, mais vou tentar.
 Em Um Dia somos apresentados a Emma Morley uma "garota" que está a um dia da formatura de faculdade que acaba dormindo com Dexter Mayhew que também está se formando, tudo isso se passa um dia antes da formatura,  no dia 15 de Julho de 1988. Depois desse dia Emma e Dexter criam um laço estranho entre eles, que é lindo, maravilhoso e maluco. E é assim que se segue a história. Os capítulos do livro acontecem em diferentes anos, em tempo cronológico, mais sempre no mesmo dia, 15 de julho, e nos capítulos temos intercalações entre Emma e Dexter. Temos histórias engraçadas e trágicas durante todo o livro. Após algum tempo Dexter virá um astro da televisão e tudo vai  muito bem para ele, enquanto Emma sofre com um emprego deplorável de garçonete em um restaurante mexicano nojento. Mais depois as coisas começam a desandar pro lado do Dexter na televisão ele não está mais no topo e sua vida começa a vira uma terrível bola de neve, enquanto a Emma finalmente conseguiu um emprego decente de professora! (o que me deixa bastante orgulhosa dela, haha.). E ao longo da história vemos os altos e baixos dos personagens que nos deixam malucos!
Sinceramente eu amei esse livro. Ele é lindo, tocante e muito real. Mais confesso que em alguns momentos tive vontade de matar a Emma por da uma de coitadinha, de não correr atrás da p*rra (desculpe, é muita emoção) dos sonhos dela, me irritava muito com o sofrimento dela e o pior é que ela não se ajudava, achava que o sofrimento era normal! Ai como eu me irritava. E com o Dexter não podia ser diferente, aquele ar presunçoso de quem só está se dando bem na vida, e o que mais me irritou é que quando o Dexter consegue ficar bem na mídia ele simplesmente desperdiça tudo! Joga tudo pro ar por causa de drogas e bebidas! E também me irritava com a enrolação no romance deles! Quando parecia que eles iam ficar juntos o autor ia e colocava outra pessoa na parada! Ai como o David Nicholls me fez sofrer com esse livro. E o final do livro, meu Deus, MEU DEUS, MEU DEEEUS, é devastador! Eu fiquei com vontade de pegar o livro e joga-lo na parede e de pegar o autor e da umas boas porradas!
Mais apesar das minhas ilusões com esse livro, apesar do meu sofrimento, apesar da minha raiva em relação ao que o autor faz no final do livro eu simplesmente amei UM DIA! Ele é totalmente tocante e humano! Tudo que o autor escreve é tão real, tudo que acontece com os personagens é como se acontece com pessoas próximas de você, porque tudo é simplesmente tocante!
A diagramação do livro é ótima, a fonte é boa, as páginas são amareladas e não vi nenhum erro ortográfico ou falta de concordância, a editora Intrínseca fez um ótimo trabalho.
Eu super recomendo esse livro, mas... prepare-se para chorar, ficar com raiva, amar os personagens para odiá-los, para chorar, para chorar e para chorar de novo!

24 comentários:

  1. Oi Cindy
    Eu li esse livro, e cara, ele me encantou. Sorri, gargalhei, chorei, amei. Como você disse ele é muito tocante e real, foi quase impossível não chorar.
    Amei o filme tanto quanto o livro, assista eu tenho certeza de que você vai gostar!
    Amei sua resenha, expressou tudo o que eu senti ao ler o livro.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To louca para assistir o filme! Obrigada (:

      Excluir
  2. Tbm recomendo este livro, ele é perfeito, e concordo com vc ele é super tocante e real *-*

    http://nossoblogsecreto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li esse livro, estou louca por ele !!!
    Todos que lêem, me dizem o quanto esse livro é incrível, e fico curiosa.
    Ainda mais depois de ler sua resenha !!! Vou comprar e ler esse livro.
    Beijos, fica com Deus e muito sucesso.
    Convido seus leitores a conhecerem o meu cantinho lendoeaprendendoblog.blogspot.com SIGO TODOS DE VOLTA ^^
    Ah ! muito obrigada pelo carinho que tem com o meu blog ! amo ver seus comentários, o que me deixa muito feliz ! amei seu blog, e super segui ele. Sou a seguidora 99 ! eeeba :D
    Parabéns pelo rápido crescimento do blog, você merece.
    Obs: Como você faz esse menu horizontal do blog ? " inicio sobre resenhas ...." quero fazer no meu também, mas não sei como é.

    ResponderExcluir
  4. oi Cindy, adorei a resenha. Eu estou super louca pra ler esse livro, ele até está em um dos desafios literários do qual participo. Eu vi o filme, e sei qual o tal final do qual você falou, e imagino o impacto ao ler isso, rs
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. EU QUERO LER ESSE LIVRO todo mundo fala que é bom... Resenha Perfeita.

    http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li esse livro, mais eu realmente estou ansiosa para ler ele!
    Me parece um livro muito bom e a história super a minha cara.
    Beijos!

    naylanaomi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Um Dia *.*
    Cindy parceira linda.
    Eu a-m-o esse livro, tipo sofri horrores com ele e achei que o final poderia ter sido mais elaborado. Sei lá!
    Teve muitas coisas que aconteceram que eu fiquei tipo "como assim?" :O Mas eu me apaixonei.
    A escrita é super inteligente e fora que os personagens são ótimos. A Emma é muito engraçada, sério! kkk
    E no tempo que li Um dia eu tava numa fase quase parecida com a da Emma kkk ai comecei a misturar minha vida com a narrativa do livro e deu no que deu. *o*
    Beeeijo ♥

    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br ~

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é maravilhoso! Inesquecível... Lindo.

    beijo,
    http://www.pontodasletrasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Quero muito esse livro *----* E que resenha é essa gente?! Me conquistou total, agora já coloquei o livro na listinha de pedidos *-*
    Mas calma Cindy, os melhores livros são assim mesmo, despertam no leitor sentimentos diversos, inclusive o de indignação pelo final da história não ser como esperávamos.

    beijos,

    Blog || Fan page

    ResponderExcluir
  10. Oi, Cindy! :)
    Quero muito ler esse livro um dia, e gostei muito da sua resenha, o que me deixou com mais vontade ainda. :)
    Beijos!

    Tem post novo no blog, passa lá! o/

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é muito bom, já li ele *-* super recomendo, ele para todos.

    Beijos, Spring in Paris

    ResponderExcluir
  12. Esse foi um dos melhores, mais decepcionantes, mais chocantes, e mais agradáveis livros que já li. Sim, ao mesmo tempo, hahaha.
    Não gostei de como as coisas acabam, mas todo o livro foi maravilhoso.

    Beijos, seguindo! :)
    Carol,
    www.caixa-a-a.com

    ResponderExcluir
  13. To doida pra ler esse livro.
    Adorei sua resenha.
    bjos

    http://as-coisas-mais-doces.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Nunca li o livro nem assisti o filme, mas tenho curiosidade. Vejo várias pessoas falando bem, e agora você é mais uma delas haha. Deve ser lindo, mesmo. Vou ver se consigo ler logo.
    Te indiquei uma tag, espero que goste. Quando responder, deixe o link nos comentários pra eu poder ler suas respostas, ok?
    http://leituraepipoca.blogspot.com.br/2013/06/tag-meu-marido-literario.html

    Gloria, Leitura e Pipoca.
    http://leituraepipoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Essa história é linda! Me apaixonei tanto pelo livro quanto pelo filme (que por incrível que pareça foi muito fiel à história original).
    Se blog é fofo! Estou seguindo ^.^
    E obrigada pelo comentário no Ficcionalmente Real (:

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oie minha linda, tudo bem?
    Passando para agradecer sua visitinha em meu blog e dizer que estava muito interessada em ler esse livro quando trabalhava na livraria nobel, mas depois o tempo passou e nao comprei ele :-\

    Mas gostei do que vc disse sobre o livro e me chamou atenção, porque eh o tipo de livro que pelo jeito te prende do começo ao fim neh? Eu vou ainda ter a oportunidade de ler ele.
    Parabens pelo sucesso linda
    Se cuida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oiee tudo bem !!

    Primeiro queria dizer que é um imenso prazer conhecer o seu blog eu adorei ele, e em relação a esse livro eu estou louca para ler ele mas ainda não escolhi ele pois tive outras prioridades mas quero muito ler para saber se é tão bom quanto falam.

    Se puder conhecer meu blog, ficarei muito feliz com sua visita!

    Beijos

    livrosechocolatequente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Sempre quis conhecer esse livrito , apenas li um paragrafo :S minha amiga tinha esse livro mas acabou por o emprestar a uma colega da escola e depois a menina mudou de escola e ficou com o livro -.-'
    Nunca consegui compra-lo porque nunca o achava nas lojas mas a semana passada visitei uma papeleira em Londres e encontrei ele u.u e digo que e maravilhoso!!!!
    Tens um blog lindo u.u axo os posts hiper interessantes e o layout e super divo , axo ke deves continuar o exelente trabalho por que o fazes bem ! Segui , visita meu cantinho e sff segue *.* falta dez para os 100 (tenho 90) blog:

    http://dicasdarafhaela.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  19. aaah adoooro esse livro <3
    e gostei bastante das suas respostas da TAG :D

    beijos
    http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Esse livro me despertou todos os sentimentos possíveis! Ficava feliz e triste lendo-o ! Ele é perfeito!! Chorei muito no fim! :(

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  21. ótima resenha, to doida pra ler este livro :)

    http://bombons-de-chocolate.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Quero muito ler esse livro *-*, adorei a resenha!
    http://pantera-selvagem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Esse é o meu romance favorito! Amei a resenha (Me emocionei, mas é segredo).
    seguindo :*
    http://tears-inthedark.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Hey, obrigada por comentar! Fico muito feliz ;D
Deixe seu blog no final do comentário para que eu possa retribuir. *-*

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos